A NOSSA PRATA | SESSÕES DE GRUPO

O Programa de Prata estende os seus tentáculos de atuação em diferentes frentes de ação, integrando as Hortas de Estimação e, agora, mais recentemente, as sessões de grupo. Estas decorrem quinzenalmente e albergam idosos da totalidade das freguesias do concelho, sem exclusão ou diferenciação. Basta a vontade e o querer.

Esta dinâmica desenvolve-se em parceria com a Junta de Freguesia de Sever do Vouga que nos apoia na itinerância do transporte, numa afirmação de igualdade de oportunidades e de acesso a serviços de bem-estar. A Universidade de Aveiro e o Cintesis – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, coroam a nossa intervenção por forma a que seja devidamente avaliada e estruturada de acordo com linhas de investigação atuais.

Cada sessão é orientada cumprindo objetivos sociais, psicológicos e cognitivos, recorrendo a metodologias multissensoriais para o efeito, em que cada idoso tem uma voz ativa e interventiva na condução e na escolha das ações a protagonizar.

A primeira já foi uma realidade. Cumpriu-se o “cliché” da apresentação e de um resumo dos acontecimentos recentes mais impactantes. Falou-se da mestria e dos saberes que cada um podia ensinar e partilhar. Por fim, um jogo que visava o raciocínio lógico, a manutenção da atenção e a capacidade de retenção mnésica. Sim! Eram cartas, mas não os habituais e típicos jogos.

À mistura um chá inglês fumegante e um bolo que foi mote para a celebração do aniversário da nossa D. Etelvina.

Foi assim, na primeira quinta-feira deste mês de novembro, dia 3.