Habitação Solidária

O projeto Habitação Solidária VIDA - Valorização, Integração, Desenvolvimento, Autonomia pretende combater a situação de exclusão social extrema de famílias que residem em casa própria sem condições mínimas de habitabilidade, residentes no Concelho de Sever do Vouga. Constitui-se como um dispositivo de intervenção integrada, operacionalizado através de um Contrato Familiar, de forma a promover um processo de reabilitação habitacional e de intervenção biopsicossocial junto de famílias em situação de exclusão social extrema, que residem em casa própria sem condições mínimas de habitabilidade. A abordagem às famílias tem como pilar agregador de entrada, a intervenção sobre a falta de condições habitacionais, para a definição de um plano com cada família, focado em cinco problemáticas: Habitacional, Saúde, Alimentação, Gestão sociofamilar e empregabilidade. São esparados impactos sociais ao nível do aumento da coesão social, da diminuição da exclusão social e da diminuição da estigmatização. O projeto regista 61 beneficiários, que correspondem a um total de 16 casas reabilitadas. Os resultados obtidos demonstram impactos nos beneficiários a nível do aumento do conforto, aumento da qualidade de vida, aumento do nível de saúde e diminuição do isolamento social. O projeto Habitação Solidária é promovido pela Fundação Edite Matos, Mão Amiga desde 2009, tendo evoluído para Habitação Solidária VIDA, em 2018, com o reconhecimento da Estrutura de Missão Portugal Inovação como uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social. Atualmente, o projeto é desenvolvido em parceria com o Município de Sever do Vouga, Rotary Club de Sever do Vouga e ASMI e co-financiado pela Portugal inovação Social, através da medida de Parcerias para o Impacto.

TESTEMUNHOS

Vivíamos numa miséria, chovia em todo o lado… mas quando vieram vocês (fundação)… fiquei a viver no céu…estou muito grato, a vocês (fundação) e a todos” Hilário

“ …agora estamos muito melhor, mais aconchegados…está mais quente a casa.” Agostinho

“…estava tudo a ficar degradado, foi uma boa melhoria o que nos fizeram… foi uma ótima coisa, pois não tínhamos condições… já passamos o natal bem melhor.” Laurindo