Habitação Solidária

Projecto de desenvolvimento comunitário, que, aliando a mudança gerada na reabilitação habitacional, procura promover todo o tipo de competências nos indivíduos/agregados familiares beneficiários dessa intervenção, contando, para isso, com a envolvência e parceria da comunidade, nomeadamente IPSS´s, Associações, Juntas de Freguesia, empresas e particulares. Esta reabilitação tem por objectivo reconstruir, adaptar ou fazer melhoria de espaço (s), trabalhando, simultaneamente com os agregados familiares beneficiários. Também as famílias são agentes activos nesta mudança. Esta intervenção passa por:
  • Identificar as famílias/habitações a intervencionar;
  • Elaborar Caderno de Encargos;
  • Celebrar Contratos Familiares
  • Celebrar Contratos de Intervenção;
  • Execução de Obras;
  • Equipar condignamente as habitações;
  • Avaliação de impacto;
    • Acompanhamento biopsicossocial, conforme Contrato Familiar celebrado entre as partes;
  • Follow-up´s a 6, 12 e 18 meses e respectivas avaliações de medidas de impacto.
A Habitação Solidária conta com a parceria da Câmara Municipal de Sever do Vouga e Associação Just a Change. Para a execução deste projecto contamos, também, com o voluntariado jovem universitário, proveniente não só da Associação “Just a Change”, como da Universidade de Aveiro - no âmbito do protocolo entre a Fundação e este estabelecimento de Ensino - com os Bolseiros da nossa Fundação e outros jovens voluntários da comunidade.

TESTEMUNHOS

Vivíamos numa miséria, chovia em todo o lado… mas quando vieram vocês (fundação)… fiquei a viver no céu…estou muito grato, a vocês (fundação) e a todos” Hilário “ …agora estamos muito melhor, mais aconchegados…está mais quente a casa.” Agostinho “…estava tudo a ficar degradado, foi uma boa melhoria o que nos fizeram… foi uma ótima coisa, pois não tínhamos condições… já passamos o natal bem melhor.” LaurindoAgradeço, agradeço, agradeço a quem me fez isto.” Ausíria

Pedido de Informações