Habitação Solidária

Um projeto cofinanciado pelo programa Portugal Inovação Social que assentou numa parceria ativa, enquanto investidores sociais, com o Município de Sever do Vouga, Rotary Club de Sever do Vouga e A. Silva Matos Industries. O seu propósito assenta no quarteto interventivo: valorização, integração, desenvolvimento e autonomia (V.I.D.A). Neste encadeamento, visa combater situações detetadas e devidamente comprovadas de exclusão social extrema de agregados familiares e/ou pessoas singulares que residam em casa própria sem condições mínimas de habitabilidade, localizadas no concelho de Sever do Vouga. O ponto de partida assenta na reabilitação da habitação ativando uma sinergia de intervenções que garantam uma mudança holística, complementar à melhoria das condições habitacionais.
  • Reabilitação das Casas – a reabilitação das casas é realizada com o apoio de voluntários oriundos de diferentes pontos do país, assumindo uma parceria de referência com a Instituição Just A Change para o efeito. Data de 2022, esta intervenção ao nível de infraestruturas e respetiva logística será mais reduzida, pelo que se perspetivam intervenções de cariz mais utilitário, canalizando o foco em ações de manutenção e generalização de aprendizagens: Psicoeducação acerca dos cuidados de limpeza, higienização e manutenção do espaço físico (verificação da existência de produtos adequados); Avaliar o mobiliário e equipamentos base em falta e essenciais, tentando colmatar estas lacunas com recurso aos Bancos de Apoio.

• Saúde – ao dotar o espaço habitacional de melhores condições, per si, já detém influência direta na melhoria da qualidade de vida e ao nível do bem-estar. Psicoeducação acerca da higiene horal e íntima e avaliar as condições para a realização da mesma (prevenir infeções); Difusão de ateliês de exercício que privilegiem motricidade fina e grossa, nomeadamente no que respeita a movimentos necessários à execução de Atividades de Vida Diária.

• Alimentação – é considera uma necessidade básica e fulcral, materializando a base da pirâmide do desenvolvimento humano. Distribuição de elementos fulcrais e de base para confecionar refeições sustentáveis; Desenvolver ateliês de cozinha incidentes em alimentos de baixo custo, nomeadamente aqueles a que têm acesso e que lhes são distribuídos, bem como incidir no reaproveitamento de sobras (Espaço VIDA); Psicoeducação sobre técnicas de conservação e congelação alimentar (Espaço VIDA); Estabelecer parceria com estabelecimentos e produtores locais para doação dos excedentes; Monitorizar o consumo dos alimentos distribuídos, evitando que os mesmos se estraguem ou sejam desperdiçados.

• Gestão Sociofamiliar – recorrer à resposta social ‘Intervenção Biopsicossocial’ e respetiva equipa multidisciplinar para assegurar a homeostasia do agregado familiar, bem como das idiossincrasias individuais de cada elemento que o compõem. Favorecer processos de qualificação familiar; Promover o acesso aos serviços de utilidade pública; Encaminhar para atividades desenvolvidas pela Fundação, em função das faixas etárias e respetivo perfil, que assegurem a aquisição e desenvolvimento de competências essenciais à fase de vida em que se encontram e aos contextos em que se inserem; Acompanhamento psicológico, em caso de necessidade, dos casos por forma a mitigar a sintomatologia detetada e promover a sua autonomização e superação.

• Empregabilidade – em função da avaliação do histórico de saúde e etário avaliar a oferta existente a nível concelhio e o perfil de aptidões do beneficiário.

• Vivíamos numa miséria, chovia em todo o lado… mas quando vieram vocês (Fundação)… fiquei a viver no céu…estou muito grato, a vocês e a todos” - Hilário
  • “Agora estamos muito melhor, mais aconchegados, está mais quente a casa.” - Agostinho
  • “Estava tudo a ficar degradado, foi uma boa melhoria o que nos fizeram… foi uma ótima coisa, pois não tínhamos condições… já passamos o Natal bem melhor.” - Laurindo
  • Agradeço, agradeço, agradeço a quem me fez isto.” - Ausíria