O Maneiras de Sever é um projeto de Design para a Inovação Social que nasceu de uma parceria entre a Fundação de Edite Costa Matos – Mão Amiga e a Universidade de Aveiro, no âmbito do Mestrado em Design (por Pedro Fragoso Lopes) com o objetivo fixar a população jovem do concelho de Sever do Vouga, através do reconhecimento e do desenvolvimento do sentimento de pertença pelo território, promovendo uma panóplia de competências com auxílio de ferramentas multimédia.
Neste sentido, é um projeto da Fundação que visa combater ou mitigar a desertificação populacional que se tem vindo a registar nos últimos anos em muitos concelhos de Portugal, neste caso concreto Sever do Vouga.
Trata-se de um projeto bienal que a cada edição inova nas metodologias e nas formas de representação do património material e imaterial.
No futuro, terminada a parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian pretendem-se realizar novas candidaturas para renovar o financiamento, continuando a desenvolver técnicas e estratégias de promoção de competências sociais, emocionais e artísticas que se estendem não só aos jovens, mas a toda a comunidade, privilegiando a inclusão de populações em situação de vulnerabilidade e de exclusão, fomentando a intergeracionalidade.
Para o efeito, irá orquestrar-se parcerias com a CPCJ, IPSS’s locais, ação social, Município e Universidade Sénior.
A NOSSA GALERIA (6ª Edição)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SEVER DO VOUGA
ENCONTRO ENTRE GERAÇÕES - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SEVER DO VOUGA
FLORA, FAUNA E RECURSOS ENDÓGENOS
GUARDIÕES DO SABER, ARTES E COISAS DE ANTANHO
INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO - CAESV
MURAL COMEMORATIVO 50 ANOS DO 25 DE ABRIL
MURAIS COMEMORATIVOS 100 ANOS DAS COOPERATIVAS LEITEIRAS
LABORATÓRIO DE LEITURA POÉTICA - CAESV
"CONTA-ME COMO ERA" - PEÇA DE TEATRO
GRUPO CORAL MÃO AMIGA
CONHEÇA TUDO SOBRE O MANEIRAS DE SEVER
Onde ? No nosso SITE !
TESTEMUNHOS
- “O projeto foi muito interessante porque deu para ver o que temos de melhor.” - Soraia, 12º D
- “Fizemos um vídeo em que retratamos usos e costumes de Sever, como o rancho , as vindimas, as desfolhadas ou a gastronomia.” - João, 14 anos
- “Cantamos o hino da nossa escola de maneiras diferentes, eu escolhi o rap. Aprendemos um bocadinho da nossa história.” - Lurdes, 9 anos
- “Escolhemos um sitio da terra e tentamos representá-lo através da pintura.” - Leonor, 11 anos
- “Considero muito meritório o trabalho de recolha de material cultural e recreativo.” - Darlene, professora de Artes
Pedido de Informações