FUNDAÇÃO BERNARDO BARBOSA DE QUADROS | O ESTÍMULO DA NOVIDADE

Na terça-feira, data de 12 de novembro, o ponto de encontro foi na Fundação Bernardo Barbosa de Quadros, amplamente conhecida por Fundação do Linheiro.

É importante estarmos sensibilizados para a importância destas dinâmicas sociais que conduzem sempre à interação, à partilha e ao convívio.

A tarde dividiu-se em vários momentos, dando corpo a diferentes dinâmicas. Iniciamos com o Chá de Ideias recorrendo a suportes visuais de identificação dos diferentes atores locais, nomeadamente presidentes de junta, questionando as freguesias de que eram naturais os diferentes idosos. Lançado o ponto de partida apurou-se quais as situações problemáticas que consideravam necessitar de uma resolução emergente. Os temas centrais, não se revestiram de novidade: a reabertura das extensões de saúde, melhores acessos de estradas principais e secundárias, atividades de interesse para os seniores em dias não úteis e uma rede de transportes mais variada com um valor gratuito ou simbólico.

De seguida passamos ao treino cognitivo de curta duração, exercitando diferentes funções cerebrais por forma a reduzir a intensidade e a velocidade da deterioração cognitiva expectável nestes segmentos etários. O desafio foi observar diferentes cartões de imagens identificando por via de um raciocínio lógico qual o elemento intruso ou que não se enquadrava.

Seguiram-se conversas, curiosidades e perguntas. O lanche foi partilhado e a D. Adelaide teve uma festa de aniversário repleta de convidados.

Um sentido agradecimento à boa receção e acolhimento da Fundação Bernardo Barbosa de Quadros, sublinhando a empatia e simpatia de quem nos acompanhou.

*O Programa de Prata é financiado com o apoio do BPI | Fundação “la Caixa’, com uma parceria protocolada com a Junta de Freguesia de Sever do Vouga.