Os fenómenos de grupo são irrepreensíveis no apoio e no espírito de entreajuda que geram. São um ponto de encontro mobilizador de partilhas, trocas de experiência, saberes e memórias, gerando amizades e empatia, ampliando a rede de contactos.
A somar à componente afetiva, transversal a todas as sessões do AgilMENTE, privilegiam-se desafios e tarefas cognitivas que, de uma forma generalista, implicam a interação mente e corpo.
Na quinta-feira passada, estipulou-se a associação de determinado movimento à verbalização de uma palavra, complexificando-se com a associação de diferentes movimentos a diferentes palavras. Este exercício permite aliar a atenção seletiva à velocidade de processamento e de reação, implicando, também, a coordenação motora.
As aptidões cognitivas requerem o uso e o treino de determinadas áreas de desempenho por forma a evitar a sua deterioração, acautelando a destreza necessária para uma autonomia satisfatória nas atividades de vida diárias.
*O Programa de Prata é financiado com o apoio do BPI | Fundação “la Caixa’, com uma parceria protocolada com a Junta de Freguesia de Sever do Vouga.
A Fundação de Edite Costa Matos, Mão Amiga, nasceu em 2009, fruto de um grande sonho da sua fundadora, Edite Silva e Costa Matos, seu marido e filhos.
© Copyright 2017 Fundação de Edite Costa Matos - Mão Amiga
by Spotmarket