UM MARCO HISTÓRICO: OS 100 ANOS DAS COOPERATIVAS LEITEIRAS | COOPERATIVA AGRÍCOLA DO VALE DO VOUGA

Foram eles. Entenda-se, os alunos do 9• ano de escolaridade, orientados pela Professora Diana Tavares, que prontamente desenharam os esboços, pintaram as paredes e assinaram uma obra que é comum e cujo resultado partilham com a comunidade e com todos quantos a queiram apreciar.

Tiveram que aprender e explorar as muitas histórias e informações disponíveis acerca das primeiras cooperativas do país, pois só assim lhes poderiam fazer jus. Assimilaram coisas que não sabiam e tiveram interesse por algo que lhes era completamente desconhecido.

É motivando para um desfecho atrativo que conseguimos cativar e impulsionar o gosto pelo conhecimento do território e das suas gentes.

A inauguração destes murais representativos integrou na programação articulada do Maneiras de Sever e dos Festejos do Centenário das Cooperativas.

Estiveram presentes os parceiros, os alunos, os professores, os sócios das instituições agrícolas em celebração e a população em geral.

Tiveram palavra a presidente da Fundação, Edite Costa Matos; a professora Diana Tavares, responsável pela logística e execução dos murais; o presidente da Câmara, Pedro Amadeu Lobo; e os representantes das cooperativas Martinho Figueiras e Almiro Machado (ambos da Cooperativa Agrícola do Vale do Vouga) e Germano Marta ( Cooperativa Agrícola de Sanfins).

Fez-se obra.

Um especial agradecimento à Junta de Freguesia de Sever do Vouga, que nos facilitou a execução dos transportes, e ao Grupo Lusoverniz e Rikor, na graciosidade da maioria das tintas necessárias.

*As imagens respeitam à Cooperativa Agrícola do Vale do Vouga.