É JÁ ALI, EM COUTO DE ESTEVES

No sábado passado, dia 20 de abril, após um ensaio do grupo coral, organizamos o necessário para rumar a um destino já planeado e ansiado pelos nossos.

A iniciativa ‘Pelos Caminhos do Concelho’ pretende que cada junta de freguesia apresente um local histórico, paisagístico ou emblemático aos nossos mais de 55 anos de idade. Desta forma, pretende-se fomentar a beleza e o conhecimento do próprio território, potenciar o cruzamento de realidades e memórias, aumentando o conhecimento dos lugares e das terras vizinhas. Naturalmente, possibilita um maior contacto com os atores e decisores locais, diminuindo assimetrias e o desconhecimento.

Couto de Esteves foi a nossa primeira experiência. O ponto de encontro foi na emblemática e bucólica Casa da Fonte perfeitamente enquadrada pelo presidente da junta, Sérgio Soares.

Iam expectantes e superaram as expectativas. Engane-se quem pensa que não são curiosos e interessados pelas coisas da sua terra e das suas gentes. Vinham felizes pela simpatia na sua receção, pelo conhecimento e pela generosa visita guiada, por se sentirem importantes e dignos de atenção e transmissão de saberes.

De seguida, assistiu-se à Assembleia de Freguesia, com cuidado e atenção. Foi o mote para muitas questões que coroaram a nossa viagem de regresso.

De facto, há os que lutaram pela liberdade e aqueles que começam a perceber o que a democracia nos trouxe ou permite. Antes, não houve tempo ou até oportunidade.

A nossa gratidão pelo generoso acolhimento da Junta de Freguesia de Couto de Esteves, na pessoa do seu presidente, Sérgio Soares.

De sublinhar também a disponibilidade do presidente da Assembleia de Freguesia, Miguel Soares, que nos facultou de forma atempada diversos elementos e informações úteis.

*O Programa de Prata é financiado com o apoio do BPI | Fundação “la Caixa” e orquestra-se em estreita parceria com a Junta de Freguesia de Sever do Vouga a quem somos muito gratos.