UMA MENTE ATIVA

As quintas-feiras são destinadas ao convívio, à troca de informações e novidades, mas também à partilha, ao rezar enquanto introspeção e à estimulação cognitiva.

Os diferentes estímulos e variáveis asseguram um funcionamento e dinamismo cerebral contínuos que pretendem impedir atrofiamentos ou processos de declínio mais acentuados ou velozes.

Simultaneamente, são cuidadas questões emocionais, mitigando sensações de isolamento e solidão naturais e reativas a quem tem dias e tardes para passar, sem companhia ou entretenimento.

Só o ato de sair de casa é já um reforço do seu papel na comunidade e da sua importância numa teia relacional de pares, com contextos de vida, franja etária, memórias e/ou experiências que se entrecruzam.

Esta iniciativa foca-se na população sénior, mais 55 anos, que se encontra a habitar em residência própria e/ou de familiares, não beneficiando de respostas sociais típicas como estrutura residencial ou centro de dia.

*O Programa de Prata é financiado com o apoio do BPI | Fundação “la Caixa” e orquestra-se em estreita parceria com a Junta de Freguesia de Sever do Vouga a quem somos muito gratos.