FUNDAÇÃO, JAP E COMUNIDADE | UM ENCONTRO DE GERAÇÕES

Na passada quarta-feira, dia 27 de março, fomos acolhidos pela Juventude Académica Pessegueirense nas suas instalações, na pessoa do seu coordenador, Alexandre Fernandes.

Reuniram-se alguns elementos da comunidade, de entre os quais o presidente da junta de freguesia, Fernando Rodrigues, os jogadores do sub-17 e a respetiva equipa técnica.

O mote foi a escuta ativa e o pensamento crítico, olhando aos meios e circunstâncias em redor, equacionando soluções ou lacunas concelhias.

No devido tempo, cada um teve a sua voz. De entre os problemas e défices apontados, destacam-se: uma maior preocupação com o ambiente e a reciclagem, apetrechando o concelho e respetivos lugares de mais ecopontos; orquestrar a construção de espaços verdes e a manutenção dos mesmos; proceder à renovação do parque urbano da vila e dos campos de jogos existentes, a maioria degradado ou obsoleto; desenvolver infraestruturas de jogos cobertas; investir num parque aquático; reabrir os postos de saúde por freguesia; melhorar a rede de transportes; providenciar parques de estacionamento não pagos; fomentar uma horta comunitária e construir um canil com as devidas condições.

Foi a concretização de mais um Chá de Ideias que fomenta a importância de estarmos atentos e sermos participativos enquanto cidadãos ativos na nossa comunidade.

Reiteramos o nosso agradecimento pelo excelente acolhimento e pelo contributo de todos os participantes.

*O Programa de Prata e as atividades a ele associadas, nomeadamente o ‘Chá de Ideias’, é financiado com o apoio do BPI | Fundação “la Caixa’.