HABITAR | UM PROJETO FEITO DE HUMANOS

O Programa de Prata, vencedor do prémio BPI Seniores da Fundação ‘la caixa’ envolve diferentes ações, com população não institucionalizada como é pressuposto da Fundação desde o seu ano de constituição, neste caso direcionada para os mais de 55 anos de idade.

Os seus principais propósitos assentam no minorar a vulnerabilidade emocional e cognitiva, naturalmente mais fragilizada nesta fase do ciclo de vida; bem como potenciar a sua sensação de pertença à comunidade, conferindo voz, valorização e dignificação.

Assim, às atividades indoor mais vocacionadas para a estimulação cognitiva de funções executivas superiores, são somadas atividades intergeracionais (Chá de Ideias), bem como reunidas condições para uma participação cívica ativa, honrando os princípios da democracia.

Um outro ponto crucial prende-se com a ativação de mecanismos de articulação com outras estruturais locais, reconhecidas como tal, no sentido de promover uma integração plena, fomentando uma participação ativa em diferentes iniciativas externas, promovendo uma panóplia de experiências diversificadas e o seu amplo conhecimento.

Neste ótica, somos participantes ativos do Projeto Habitar, desenvolvido pelo CAE, em perfeita sintonia com os ritmos e individualidades dos nossos seniores. Um projeto de continuidade que privilegia as relações, a humanidade e a sensibilidade de cada participante.

Entidades chave:

Banco BPI

Fundação “la Caixa”

Junta de Freguesia de Sever do Vouga

Município de Sever do Vouga

CAE Sever do Vouga

O Programa de Prata é financiado com o apoio do BPI | Fundação “la Caixa’.

De sublinhar a Junta de Freguesia de Sever do Vouga que é parceira residente deste projeto.