O NOSSO SÍTIO DO COSTUME | O BENEFÍCIO DAS ROTINAS

As nossas quintas-feiras iniciam cedo no que ao seu período da tarde diz respeito.

Começa a logística dos transportes, um porta a porta marcado pelos cumprimentos de quem se reencontra. A Junta de Freguesia de Sever do Vouga assume uma parceria ativa neste projeto, encurtando distâncias e potenciando momentos de partilha e suporte social, emocional e cognitivo.

De referir, que esta dinâmica abrange a população com idade igual ou superior a 55 anos que não se encontra a beneficiar de uma resposta social em regime parcial ou total, isto é, centro de dia ou estrutura residencial para pessoas idosas.

Os desafios lançados, além do momento de introspeção e de catarse que assumem na oração, incidirem na atenção seletiva, no raciocínio lógico por via da comparação sistemática e indutiva e na avaliação da capacidade de retenção e memorização a curto prazo com a apresentação de exercícios de sessões anteriores.

Com o propósito de estabelecer pontes com a comunidade artística, cultural e política circundante, integrando-os e incentivando o seu sentimento de pertença, recebemos o CAE Sever do Vouga no nosso sítio do costume. O foco está no projeto Habitar que convida a um melhor conhecer o território em volta (fauna e flora), cultivando um vínculo de pertença e de conexão, numa viagem que privilegia a introspeção e a reflexão. A facilitadora desta dinâmica é Sónia Nadine.

*O Programa de Prata é financiado com o apoio do BPI | Fundação “la Caixa’.