MANEIRAS DE SEVER | OS SABERES VÃO À ESCOLA

A 6ª edição do projeto Maneiras de Sever encontra-se em andamento. Recorde-se que é uma iniciativa que se assume comum e partilhada entre Fundação Mão Amiga, Agrupamento de Escolas e Município de Sever.

A sua natureza de trabalho apresenta uma metodologia bienal, sendo que este ano se assistirá à materialização final desta edição, mediante diversos produtos, materiais e imateriais, subordinados ao tema “Minha Terra, Minha Pátria”, protagonizados por docentes e discentes.

Uma forma criativa, com um cunho marcadamente artístico, de explorar e conhecer origens, saberes ancestrais e o próprio território, eternizando-o.

Nestas últimas semanas foram arquitetados workshops e palestras de partilha de saberes e ensinamentos. Para o efeito, foram reunidos esforços pelos parceiros no agendamento, identificação de portadores de conhecimentos e respetivo transporte, criando pontes de contacto que permitam a alunos e professores estruturarem os seus trabalhos, inspirando-se.

Assim, foram abordados os óleos essenciais e os seus usos em doenças ou maleitas, pela aromaterapeuta Célia Fernandes; os chás e as mezinhas com recursos endógenos da nossa terra e respetiva utilização, pela D. Glória; a arte da cestaria, pelo Sr Aires; a confeção artesanal de sais de banho e sabonetes, pela Mónica Loura e, por fim, a germinação, plantação e acomodação de sementes e o uso culinário das diferentes ervas aromáticas, por Juvenal Costa.

Um contributo fundamental que muito agradecemos, sublinhando o empenho e disponibilidade em prol de uma missão que nos é comum: terra e origens.