PROGRAMA DE PRATA COM PESSOAS DE OURO | E OUVEM-SE GARGALHADAS…

A estabilidade é regra de base, cria pontes e estende a rede de contactos. Prova que os nossos seniores não estão esquecidos ou que as coisas não se resumem a um de quando em vez.

Quinzenalmente assumimos o nosso espaço e tempo no calendário.

Seguimos juntos de carrinha. Recordamos histórias de outrora e emerge um estado de agitação feliz que nos despe de anos de idade somados.

Somos o Programa de Prata e dignificação e sentido de utilidade é crença assumida. Por isso, os nossos seniores são convidados a participar e a assumir responsabilidades. Hoje, não foi exceção e a preparação das castanhas coube-nos a todos.

A atividade proposta foi a pintura de mandalas. Aqui trabalhamos os estímulos e a acuidade visual, a motricidade fina e a atenção, não descurando a tolerância à frustração.

De seguida, apurámos os gostos musicais e inauguramos o nosso momento de “discos pedidos”. Apreciamos música clássica, ópera, cantamos música pimba e deixamos o corpo fluir ao som dos tradicionais ranchos folclóricos. A animação foi garantida e a estimulação auditiva foi rainha.

O lanche com as belas castanhas e o chá inglês, de cidreira, de hortelã e menta, de maçã e canela e de frutos vermelhos. Um agrado ao paladar.

Um agradecimento sentido à Junta de Freguesia de Sever do Vouga por se associar a nós nesta aventura de percorrer o concelho, num hino de igualdade de oportunidades e de promoção do bem-estar desta franja populacional. As distâncias, encurtam-se. E a solidão dos dias preenche-se de gargalhadas.

Por hoje, missão cumprida com satisfação.