BOCCIA INCLUSIVO

No âmbito de uma parceria protocolada, a Fundação Mão Amiga e a secção desportiva do Município, têm estado a operar no terreno severense de forma itinerante e descentralizada, contando com o apoio das juntas de freguesia e do tecido associativo, na cedência das suas infraestruturas.

Na última semana de cada mês pretende-se dar a conhecer, tornando-se prática habitual, o Boccia Inclusivo, integrando-o nas aulas da iniciativa A(Concelho)-Te a Mexer.

Recorde-se que esta dinâmica, generalizada pelo panorama nacional e internacional, foi colhida junto de uma IPSS’S local, a APCDI, que orquestrou os primeiros jogos entre instituições na semana da FicaVouga, juntamente com o Município.

Esta modalidade praticada pelos adultos mais velhos reúne vários benefícios, permitindo desenvolver a motricidade fina e global, a coordenação motora e a capacidade de concentração. Trata-se de um jogo de estratégia, que facilmente se adapta à condição física dos 55 mais, promovendo várias áreas cerebrais e musculares.

Naturalmente, que estão intrínsecas as questões sociais, favorecendo a comunicação e a interação, diminuindo assimetrias, isolamento e sensação de solidão.