CONTA-ME COMO ERA | TEATRO

No dia 26 de maio encerrou-se um fim-de-semana dedicado, na sua totalidade, à programação do Maneiras de Sever.

À exposição patente na Galeria que condensou artes e mestrias de outrora, reunindo trabalhos desde o 1º ciclo do ensino básico até ao secundário, soma-se a inauguração e visita, em registo de itinerância, pelos três murais executados (dois referentes às cooperativas leiteiras e um celebrativo dos 50 anos do 25 de abril), passando por uma tarde de leitura poética e, por fim, num palco domingueiro, a dramatização de uma peça de teatro à época e a atuação do grupo coral, essencialmente composto por seniores, da Fundação Mão Amiga.

Família, comunidade, curiosos e simpatizantes aplaudiram estes dois momentos ímpares que sem dúvida foram a cereja em cima do bolo.

A peça de teatro, ‘Conta-me como era’, retrata uma época de usos, costumes e convicções de outrora, convidando a um recuar no tempo que consciencializa e desperta para uma realidade paralela. Um texto original que se baseou na recolha de informações, auscultação de diferentes experiências geracionais e visualização de filmes antigos. Uma obra da autoria do 8ºE e da Professora Maria do Céu Bastos.

No encerramento estiveram presentes e usaram da palavra a presidente da Fundação, Edite Costa Matos, a subdiretora do Agrupamento, Maria do Céu Bastos, e a vereadora, Paula Coutinho. Peças basilares na engrenagem e na concretização desta que foi a 6ª edição do Maneiras.