CHÁ DE IDEIAS | AOS NOSSOS OLHOS

No dia 31, o último deste mês de maio, voltamos a rodear a mesa que nos serve de apoio à dinâmica “Chá de Ideias”, uma atividade que se realiza bimestralmente.

Rodeados de um número reduzido de pessoas, respeitando a premissa de diferentes papéis sociais, realidades de vida e segmentos etários, cumprimos o objetivo de conversas informais e descontraídas acerca da visão do nosso quotidiano e do nosso concelho, detalhando potencialidades e fragilidades.

Aos assuntos comuns em torno da saúde e dos meios de transporte foram sublinhadas questões relativas às infraestruturas de escolas primárias em deterioração ou cedidas a entidades associativas, algumas com ausência ou nenhum dinamismo. Abordou-se a não recolha de alguns contentores já antigos, os pontos de água pública que pareciam estar a encerrar e lançou-se a ideia da compostagem como algo em que o concelho possa e deva apostar.

A franja mais envelhecida falou da ausência de respostas económicas que lhes permitam ficar em casa, ondem estão as suas memórias, tendo, muitas vezes, que recorrer à institucionalização ou à mudança de habitação, ficando ao cuidado de alguém.