HORTAS DE ESTIMAÇÃO, UMA COMPANHIA ECOLÓGICA

As Hortas de Estimação direcionam-se para pessoas com 55 anos ou mais de idade, pretendendo mobilizá-las para experiências sociais e culturais com significado, recorrendo a uma teia de parcerias e a dinâmicas intergeracionais para o efeito.

A par com as preocupações de sustentabilidade e economia circular, patentes na feitura e na escolha dos materiais das hortas, privilegiam-se as missivas sociais, comunitárias e psicológicas, fazendo uma vénia a uma apelo que se almeja unânime e partilhado por uma comunidade inteira: o de cuidar.

Pretende-se, assim, a consciencialização perante a vulnerabilidade emocional e o isolamento experienciado por esta franja etária, envolvendo um encontro de gerações no processo de concretização, mitigando a saudade, dignificando a pertença na sociedade e apoiando a orquestração de objetivos de vida e demais responsabilidades.

Trata-se, portanto, da criação de mini-hortas verticais, por via da reciclagem e da reutilização, para consumo próprio ou embelezamento, potenciando a responsabilização e o cuidado pela manutenção das mesmas de forma continuada no tempo.

O facto de, estruturalmente, apresentarem dimensões reduzidas possibilita a sua disposição numa varanda ou numa entrada exterior, privilegiando a proximidade física da casa habitacional, evitando o risco de quedas, em alguns casos de desorientação e esforço anímico nas deslocações.

100 hortas foram distribuídas pela totalidade das freguesias do concelho, naquilo que é já uma característica da Fundação: igualdade de oportunidades e descentralização.

Um projeto feito por pessoas para [outras] pessoas.

Uma horta à varanda, à porta de casa ou na rua, partilhando responsabilidades e fomentando conversas entre a vizinhança.

A simplicidade pode ser a resposta que acalma a saudade e que motiva para um novo amanhã.

Este projeto teve o apoio, enquanto investidor social, do Banco BPI e Fundação “la Caixa”, sedimentando parcerias com o tecido empresarial, comércio e restauração, entidades associativas, voluntários e comunidade em geral. De destacar a cedência de paletes pela ASilvaMatos e A. Silva Matos Metalomecânica, as tintas ecológicas adaptadas às características das garrafas pelo Grupo Lusoverniz – Rikor, as sementes e as raízes para plantar pela Associação SeVerde e a terra pelo Município de Sever do Vouga. A recolha de garrafas contou com a colaboração da comunidade, assim como a sua pintura.